Aquiles Volta a Guerra

 

Ilíada – Aquiles volta à guerra


Pátroclo está sendo pranteado no acampamento dos gregos.Aquiles está de pé entre os guerreiros.

Aquiles
Os deuses não atendem os desejos dos homens .Eu disse ao pai de Pátroclo que voltaria com ele,levando nosso quinhão dos despojos de troia. Agora meu amigo está morto,também não voltarei à casa de meu pai. Morrerei aqui. O que importa é que não determinei o sepultamento de Pátroclo enquanto não tiver traduzido a cabeça e as armas do seu assassino,para glorificar a memória de meu melhor companheiro.

Levam o corpo de Pátroclo. Põem bálsamo em seus ferimentos. Colocam-no em um leito especial.Cobrem-no com um pano de linho da cabeça aos pés. E,durante toda a noite,os mermidões velaram o morto querido. Na casa de Hefesto. Ele está com a esposa Cáris. Tétis na casa de Hefesto.

 

Hefesto
Você é o protetor de todos os que trabalhavam com ouro,prata e ferro.

Encontra-se ocupado em seu oficio fabricando caldeirão para palácio dos deus. Os enormes vasos têm pés de ouro que podiam andar sozinhos e ir as câmaras do palácio ou voltar, como bem quisessem seus possuidores . È para época , notável invento.


Cáris
Ó deus que amamos , que te trás aqui? De boa vontade te serviremos.

Convida a deusa para sentar-se em uma cadeira enfeitada com filetes de prata e põe a sua frente um pequeno baco para ela descansar os pés.
Gritou Hefesto com alegria


Hefesto
Não pode haver outra visita tão bem-vinda como a sua ,ó grande deusa. Quando a minha mãe me expulsou do palácio ,porque seu coxo ,você e sua irmã me receberam em sua casa, lá no fundo do mar. Durante nove anos morei com vocês. Fabriquei muitas joias para ambas, trabalhando na caverna que ficava perto. Como prova de reconhecimento ,eu daria a vida para servi-la ,ó adorável deusa !

Recolha as ferramentas , laboa-se , pegoa, bastão e entra em casa . Dirigiu-se a Tétis.

 

Hefesto
Dez- me o que tens no espirito. Farei tudo o que desejas , se puder ser feito.

 

Tétis
Aquiles foi humilhado por Agamenon e teve seu melhor amigo Pátroclo morto. As armas de Aquiles estão em posse de Hefesto. Por isso , quero meu filho Aquiles, escudo, capacete grevas e couraçada.

 

Hefesto
Farei tudo o que desejas. Fabriquei para teu filho armas tais que os homens se maravilharaõ quando as vivem. Oxalá , pudesse eu afastar dele tão facilmente, sua sentença de morte.


Encaminhou-se para a sua oficina. Prepara-se junto a fornalha e começa o trabalho. Faz escudo, capacete, armas,e cueto, com imagens da Terra , do céu ,do mar , de guerra , exército de sitiantes, muralhas gado tudo nas roupas para o ataque. Hefesto entrega tudo a Tétis. A deusa voa veloz como o falcão, para onde se acha Aquiles. Encontra-o deitado no chão junto ao corpo de Patroclo ,
soluçando enquanto seus homens , igualmente , se entregam a mais intensa tristeza . Tétis no meio da multidão de mirmidões, segurou a mão do filho e exigiu.


Tétis
Agora deixe-me levar o morto . Foi a vontade dos deuses que ele morresse . Você deve cuidar dos outros afazeres . Receba os presentes de Hefesto. Jamais houve homem que usasse armadura tão bela.

Entrega tudo a Aquiles . Ao cair as armas retinem fortemente e brilham com tal fulgor que ardem nos olhos os que se acham em volta . Eu filho agradecido,  examina a armadura .


Aquiles
Minha mãe ,somente no céu podem ser feitas armas como estas . Jubiloso eu as usarei na batalha . Apenas um coisa me preocupa .


Tétis
Que é?

 

Aquiles
Tenho que o corpo de Patroclo entre em decomposição antes que eu lhe preste todas as honras.

Tetos conforta-o

 

Tétis
Não se preocupe com isso . Eu não permitirei que ele se decomponha

Determinou

Tétis
Agora , faça as pazes com o rei e se prepare para a luta

Tétis coloca essências preciosas , que somente são conhecido no céu , nas narinas do morto.
conhecido.

 

Autores: Camila Alves; Felipo Lima; Kleyze Araújo; Priscila Portugal; Tassiana Sarmiere - Turma 1001

Digitação: Juliana Cunha - Turma 1001