Literatura Grega - Poesia

 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

Chama-se literatura grega o conjunto de escritos produzidos na área de influência da cultura grega, muito embora alguns não tenham sidos escritos em nenhum dos dialetos gregos.

A Grécia tem uma rica e notável tradição literária com mais de 2800 anos de existência e com influências em várias épocas e culturas. A época clássica da sua literatura é a mais comumente lembrada. Ela tem início em 800 A.C. e estendeu sua influência até o início de período bizantino, a partir dali, o cristianismo influenciou um novo desenvolvimento dos escritos gregos. Muitos dos elementos da velha tradição estão reflectidos na literatura grega morderna, inclusive nas obras de dois ganhadores do Nobel: Odysseus Elytis e Giórgos Seféris.

 

Período Clássico

As primeiras obras da tradição literária ocidental são os épicos poemas de Homero e Hesíodo. A antiga poesia lírica grega, tal como representada por poetas como Safo e Píndaro, foi responsável pela definição do gênero lírico como é entendida hoje na literatura ocidental. Esopo escreveu a sua Fábulas no século XI aC. Estas inovações foram a ter uma profunda influência, não só sobre os poetas romanos, como Virgílio, em seu poema épico sobre a fundação de Roma, a Eneida, mas também floresceu por toda a Europa.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_grega